fbpx
Perguntas frequentes sobre o uso de Próteses
/
/
Perguntas frequentes sobre o uso de Próteses

Perguntas frequentes sobre o uso de Próteses

O que acontece após a amputação? Existem membros biônicos disponíveis que podem me fazer como eu era antes?

Uma prótese não é biônica. Ela é um substituto artificial para um membro ausente ou parte dele. Embora uma prótese nunca seja tão natural quanto o seu próprio membro, ela pode ajudá-lo a fazer muitas coisas com bastante eficiência, esteja disposto a combinar sua energia e força de vontade para aprender a usá-la. O aspecto mais importante do sucesso é trabalhar com seu médico, protético e terapeuta para resolver todas as suas preocupações e, em seguida, trabalhar com eles nos processos de design, adaptação e treinamento, necessários para ser um usuário bem-sucedido.

Como é uma prótese?

Depende do nível de sua amputação, capacidade física e necessidades funcionais, cada prótese terá suas características próprias. A prótese padrão é composta por componentes convencionais conectados a um soquete que se encaixa no membro residual.

Serei capaz de fazer todas as coisas que fazia antes de perder meu membro?

A maioria das pessoas que perdem um membro pode voltar ao modo normal de funcionamento dentro de alguns meses, dependendo da localização da amputação e da capacidade física. A eficácia de seu funcionamento depende principalmente de seus objetivos, além da adaptação protética oportuna e confortável.

Quando posso começar a usar uma prótese?

Geralmente, você deve estar pronto para medições protéticas e adaptação algumas semanas após a cirurgia, quando a ferida estiver cicatrizada e o inchaço do tecido estiver diminuído. Então você estará pronto para as medições e ajustes protéticos. Esse processo pode ser facilmente alcançado com exercícios e reabilitação. Durante esse estágio, sua equipe médica também se preocupará em manter a forma adequada do membro residual, além de aumentar a força e a função geral. O encaixe geralmente é livre de estresse e envolve várias etapas para criar uma prótese exclusiva para você.

E se a prótese não couber corretamente?

O acompanhamento é tão importante quanto o ajuste inicial. Você precisará fazer várias visitas para ajustes com o protético, além de treinar com um terapeuta. Eles podem ajudá-lo a aliviar as áreas de pressão, ajustar o alinhamento, resolver quaisquer problemas e recuperar as habilidades necessárias para se adaptar à vida após a perda de membros. Informe ao seu protético se o membro fabricado é desconfortável, muito solto ou muito apertado. Faça perguntas sobre o que você precisa ou deseja fazer. Comunique-se honestamente sobre suas necessidades. Quanto mais você se comunicar com seu protético e terapeuta, melhor será capaz de obter sucesso com uma prótese.

Quanto tempo vai durar?

Dependendo da sua idade, nível de atividade e crescimento, a prótese pode durar de vários meses a vários anos. Nos estágios iniciais após a perda do membro, muitas alterações ocorrem no membro residual que podem levar ao encolhimento do membro. Isso pode exigir alterações no soquete, adição de revestimentos ou até mesmo um dispositivo diferente. Posteriormente, o aumento do nível de atividade e o desejo de funções adicionais podem exigir uma alteração na prótese ou em suas partes. Quando você estiver confortavelmente ajustado e funcionando no nível de atividade desejado, a prótese precisa apenas de pequenos reparos ou manutenção e pode durar em média três anos.

É difícil aprender a usar uma prótese?

Aprender a usar uma prótese é uma tarefa difícil. Leva tempo, grande esforço, força, paciência e perseverança. Enquanto aprende a lidar com o novo dispositivo, você precisará de orientações sobre como cuidar, colocar e retirar a prótese. Ande em diferentes tipos de superfícies, incluindo escadas e terrenos irregulares. Manuseie emergências com segurança, incluindo a queda e o reerguimento. Realize atividades diárias em casa, no trabalho e mesmo em um carro. Investigue coisas novas das quais você possa ter dúvidas, incluindo esportes e atividades recreativas. Lembrando-se sempre de ter o acompanhamento adequado.

O que posso fazer para me preparar para uma prótese?

Há muito que você pode e deve fazer para poder usar uma prótese e usá-la bem. As principais prioridades são:

  • Trabalhando com os sentimentos sobre perder um membro e decidir como reconstruir sua vida após a amputação;
  • Exercício para construir os músculos necessários para equilíbrio e deambulação;
  • Preparando e cuidando do seu membro residual para obter uma forma adequada e sólida para a prótese;
  • Aprendendo o posicionamento corporal adequado e fortalecimento, para manter o tom e evitar contraturas.

Preciso usar uma cadeira de rodas ou muletas?

Algumas pessoas optam por não usar uma prótese, contando exclusivamente com dispositivos de mobilidade. No entanto, com uma prótese, o uso de muletas ou cadeira de rodas depende de vários fatores, incluindo o nível de amputação, se você tem uma amputação única ou bilateral, e seu respectivo nível de equilíbrio e força. A maioria dos amputados tem um par de muletas para os momentos em que o membro está desligado, incluindo viagens noturnas ao banheiro, tomar banho, participar de determinados esportes e ajudar se surgirem problemas que possam exigir o desligamento da prótese por qualquer período de tempo.

Se você é uma pessoa que perdeu as duas pernas, provavelmente usará uma cadeira de rodas pelo menos uma parte do tempo. Amputados unilaterais podem achar útil usar uma bengala ou muletas para equilíbrio e apoio nos estágios iniciais da caminhada ou apenas para fazer uma pausa na prótese. Esta é uma decisão individual baseada em fatores como idade, equilíbrio, força e sensação de segurança.

Depois de me adaptar e me sentir confortável em sua função, o que acontecerá a seguir?

Planeje fazer visitas de acompanhamento ao seu protético uma parte normal da sua vida. O encaixe adequado do soquete e o bom alinhamento garantirão que a prótese seja útil para você. Próteses, como carros, precisam de manutenção e reparos regulares para continuarem funcionando com eficiência. Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença.

O membro pode quebrar?

Sim, podem acontecer coisas que exigirão reparo ou substituição, por isso é uma boa ideia saber sobre garantias. Procure seu protético imediatamente mesmo para os pequenos problemas com a sua prótese. Não há nenhum benefício em esperar até que algo se desfaça ou cause uma lesão grave na pele. Se você usar uma prótese por muito tempo quando precisar de reparos ou substituição, poderá causar danos, não apenas ao membro residual, mas também a outras partes do corpo. O esforço em outros músculos, especialmente nas costas e nos ombros, afetará a postura, além do desempenho do dispositivo e da energia necessária para usá-lo. A prevenção precoce é mais valiosa do que o tratamento a longo prazo.

Caso não encontre a resposta que você procura, por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato. Estamos aqui para ajudar.

Equipe Ortolife – Ortopedia Técnica

Compartilhar esta notícia

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Posso ajudar?