fbpx
Para que serve o colar cervical?
/
/
Para que serve o colar cervical?

Para que serve o colar cervical?

Conhecida também como coleira cervical, o colar é um item de saúde utilizado ao redor do pescoço, como um anel, indicado por um médico especialista para ser colocado em caso de traumas na região do pescoço, torcicolos, artrites, artroses ou outros problemas ligados à coluna.

O colar de pescoço pode ser utilizado em diferentes situações nas quais o paciente tem dores no próprio pescoço ou na coluna cervical. Suas principais funções são estabilizar a região, manter uma postura adequada durante o dia ou à noite mantendo assim o pescoço apoiado para uma maior estabilidade cervical.

Diferente do colete cervical que é utilizado até a região peitoral, o colar age apenas no pescoço, facilitando a movimentação geral do corpo e, principalmente, dos braços e tronco, com certas limitações, claro.

Qual a sua indicação?

Esse tipo de imobilizador auxilia pessoas que sofreram algum tipo de queda ou trauma, além das que precisam estabilizar o pescoço para tratar dores ou se recuperar de cirurgias na coluna cervical.

Itens para saber antes de usar o protetor

Antes de tudo, entenda se há a verdadeira necessidade de utilizar o colar durante o período de sono. Utilize-o apenas no período definido pelo médico.

Quando for falar com o médico, certifique-se também de entender qual o período que o colar cervical deverá ser utilizado, atentando-se às recomendações de quantas horas por dia e em quais momentos você deve fazer uso.

Na hora de colocar, verifique se o protetor cervical está ajustado corretamente: ele não deve ficar nem apertado e nem folgado, apenas firme ao pescoço. Se houver a real necessidade de utilizá-lo durante a noite, coloque travesseiros altos atrás da cabeça para que você tenha maior conforto e estabilidade, evitando colocar o item por cima de alguma lesão ou ferida.

Escolhendo o colar cervical

Na hora de escolher o protetor, é preciso ficar atento ao tamanho do equipamento. Se o colar for menor do que o indicado, ele pode não gerar o resultado esperado. Após adquirir o seu item, certifique-se de que há o espaço de um dedo entre o ombro e queixo, garantindo que seu colar cervical tem o tamanho adequado.

Sobre a frequência de uso, ela precisa ser realizada conforme a prescrição médica, sendo necessário fazer o acompanhamento até o fim do tratamento e os primeiros dias de recuperação.

O imobilizador cervical não deve ser utilizado sem orientação médica. Seu uso indevido pode acabar acarretando outros problemas além do que se pretende eliminar. Por isso, busque sempre um tratamento médico com um especialista para fazer o diagnóstico correto do problema.

Os tipos de colares cervicais

Existem dois tipos de colar de pescoço, o ortopédico e o de resgate. O primeiro é feito normalmente de diferentes materiais, como a espuma, que imobiliza a região suavemente. Esse tipo de colar cervical de espuma é muito indicado por especialistas para tratar traumatismos, torcicolos e artrites. Ele costuma ser bem confortável, pois possui um formato anatômico, fechos aderentes e um tecido muito mais atoalhado.

Já o segundo tipo, o de resgate, pode ser usado em situações que são necessárias para a contenção da região e para atendimentos pré-hospitalares, já que proporciona alta imobilização, sendo necessária a utilização em conjunto com algum tipo de imobilizador de cabeça.

Para encontrar os melhores itens para deixar seu corpo sempre protegido, conte sempre com a Ortolife – Ortopedia Técnica.

Compartilhar esta notícia

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

Posso ajudar?